Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

30 Anos ADUFRJ

Em 26 de abril a Seção Sindical de Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind) completou 30 anos de existência. Para comemorar o fato, a entidade organizará dois eventos. O primeiro deles, que ocorre no dia 25 de junho, no salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), a partir das 17h30, fará uma homenagem às famílias dos professores cassados durante o período da Ditadura Militar brasileira (1964-1984).

Já o segundo encontro será o seminário Universidade, crise e alternativas. O evento, sediado no auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), ocorre nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho.

Um pouco de história

A Adufrj-SSind é uma das mais de 90 seções sindicais que fazem parte do Andes Sindicato Nacional, entidade que representa, em todo o território nacional, os docentes das instituições públicas e privadas de Ensino Superior. Fundada em 26 de abril de 1979, a então Associação de Docentes da UFRJ foi criada em meio a um intenso esforço das organizações e movimentos sociais e sindicais pelo restabelecimento da democracia no Brasil. A defesa da universidade pública e do caráter universalista do ensino público, em todos os níveis, faz parte das bandeiras históricas do movimento docente nacional e local. A luta pela autonomia universitária também se fez presente desde a criação da entidade representativa dos professores na UFRJ. O direito à sindicalização dos servidores públicos foi garantido somente na Constituição de 1988 e a Adufrj-SSind passou a ser uma seção sindical do Andes-SN.

Para mais informações acerca das comemorações dos 30 anos da Adufrj-SSind, acesse aqui o site da entidade.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment