dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Melhores Faculdades do RJ

Para ajudar na escolha da instituição de ensino superior para estudar, o Rio Vestibular traz uma explanação das melhores universidades do estado do Rio de Janeiro de acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC). Confira:

 

Instituto Militar de Engenharia (IME)

Localizado na Urca, zona sul carioca, é uma instituição pública, secular. Sua origem remonta ao ano de 1699, quando o Rei de Portugal, D. Pedro II, sancionou uma Carta Régia criando um curso de formação de soldados técnicos no Brasil-Colônia. Recebeu o nome de Instituto Militar de Engenharia em 1959.

O IME é referência nacional e internacional em engenharia, considerado um centro de excelência, possuindo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC de valor 5.

Oferece 10 cursos de graduação em engenharia: Engenharia de Fortificação e Construção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica e de Automóveis, Engenharia Mecânica e de Armamentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Cartográfica e Engenharia de Computação.

A forma de ingresso é através de vestibular anual, que é considerado um dos mais difíceis do país.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Maior universidade federal do país, fundada em 1920 com o nome de Universidade do Rio de Janeiro.  Ganhou o nome atual em 1965 no governo do presidente Castelo Branco.

Em 2010, a UFRJ alcançou nota máxima  no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, é uma das referências em ensino superior no Brasil.

Possui 139 cursos de graduação em 29 unidades acadêmicas distribuídas no campus sede na cidade do Rio Janeiro e em mais 10 cidades fluminenses, dentre  quais podemos citar os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Bacharelado e Licenciatura de Matemática, Estatística e Administração.

O ingresso na universidade se dá através do SiSU, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Desde 2011 a Federal do Rio de Janeiro aderiu integralmente a este método de seleção em substituição ao seu concurso.

 

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)  / Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Fundada em 1952 sob o nome de A Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (EBAP/FGV), foi a primeira escola de administração da América Latina. A criação da Escola se deu através de uma parceria entre a Fundação Getúlio Vargas e a ONU, que objetivava atender a demanda por profissionais qualificados na área pública no país. O Nome atual foi adotado no ano de 2002.

O curso de administração destaca a instituição entre as melhores faculdades do país, obtendo sempre a nota máxima, 5, no Índice Geral de Cursos.

O ingresso na instituição se dá através de concurso vestibular que ocorre anualmente, a partir do 2º semestre.

 

Faculdades Ibmec-Rio

O Ibmec-Rio é uma universidade particular, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Fundada na década de 70, é um importante centro de ensino direcionado a negócios.

A instituição possui nota 5 no Índice Geral de Cursos e possui os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia de Produção, Relações Internacionais, Propaganda e Marketing e Jornalismo.

O ingresso na Ibmec-Rio se dá através de prova ou através do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio de até 3 edições anteriores ao ano corrente.

 

Mais dicas sobre o ensino superior no Rio de Janeiro você encontra aqui, então fique ligado nas novidades do Rio Vestibular.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: