dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Melhores Faculdades do RJ

30/05/2012

Para ajudar na escolha da instituição de ensino superior para estudar, o Rio Vestibular traz uma explanação das melhores universidades do estado do Rio de Janeiro de acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC). Confira:

 

Instituto Militar de Engenharia (IME)

Localizado na Urca, zona sul carioca, é uma instituição pública, secular. Sua origem remonta ao ano de 1699, quando o Rei de Portugal, D. Pedro II, sancionou uma Carta Régia criando um curso de formação de soldados técnicos no Brasil-Colônia. Recebeu o nome de Instituto Militar de Engenharia em 1959.

O IME é referência nacional e internacional em engenharia, considerado um centro de excelência, possuindo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC de valor 5.

Oferece 10 cursos de graduação em engenharia: Engenharia de Fortificação e Construção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica e de Automóveis, Engenharia Mecânica e de Armamentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Cartográfica e Engenharia de Computação.

A forma de ingresso é através de vestibular anual, que é considerado um dos mais difíceis do país.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Maior universidade federal do país, fundada em 1920 com o nome de Universidade do Rio de Janeiro.  Ganhou o nome atual em 1965 no governo do presidente Castelo Branco.

Em 2010, a UFRJ alcançou nota máxima  no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, é uma das referências em ensino superior no Brasil.

Possui 139 cursos de graduação em 29 unidades acadêmicas distribuídas no campus sede na cidade do Rio Janeiro e em mais 10 cidades fluminenses, dentre  quais podemos citar os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Bacharelado e Licenciatura de Matemática, Estatística e Administração.

O ingresso na universidade se dá através do SiSU, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Desde 2011 a Federal do Rio de Janeiro aderiu integralmente a este método de seleção em substituição ao seu concurso.

 

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)  / Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Fundada em 1952 sob o nome de A Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (EBAP/FGV), foi a primeira escola de administração da América Latina. A criação da Escola se deu através de uma parceria entre a Fundação Getúlio Vargas e a ONU, que objetivava atender a demanda por profissionais qualificados na área pública no país. O Nome atual foi adotado no ano de 2002.

O curso de administração destaca a instituição entre as melhores faculdades do país, obtendo sempre a nota máxima, 5, no Índice Geral de Cursos.

O ingresso na instituição se dá através de concurso vestibular que ocorre anualmente, a partir do 2º semestre.

 

Faculdades Ibmec-Rio

O Ibmec-Rio é uma universidade particular, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Fundada na década de 70, é um importante centro de ensino direcionado a negócios.

A instituição possui nota 5 no Índice Geral de Cursos e possui os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia de Produção, Relações Internacionais, Propaganda e Marketing e Jornalismo.

O ingresso na Ibmec-Rio se dá através de prova ou através do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio de até 3 edições anteriores ao ano corrente.

 

Mais dicas sobre o ensino superior no Rio de Janeiro você encontra aqui, então fique ligado nas novidades do Rio Vestibular.

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas