Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Melhores faculdades de jornalismo do RJ

05/12/2012

Jornalismo é o ramo de atividade que lida com a informação, através da produção de notícias, matérias, artigos, crônicas, entrevistas, notas e chamadas nos mais diversos veículos de comunicação. Ter senso crítico, capacidade de expressão, domínio da Língua Portuguesa e Redação são elementos fundamentais para exercer essa carreira.

O Jornalista é o profissional capacitado a buscar, investigar e redigir as notícias, bem como transmiti-las nos meios de comunicação como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet. É responsável por todo o processo de produção da informação, desde a apuração, inserção de pauta, redação e exibição em mídias impressa, eletrônica e digital.

O mercado de trabalho é amplo, pois além dos meios tradicionais, houve um aumento na difusão da Internet, onde há diversas oportunidades em portais, revistas online, blogs e sites institucionais. O jornalista pode atuar como editor (de texto, imagem ou som), redator, produtor, repórter, comentarista, assessor de imprensa, colunista, crítico, revisor, videografista, iluminador, sonoplasta, locutor de rádio, operador de áudio, Webwriter, entre outros.

O curso de Jornalismo, também conhecido como Comunicação Social (com ênfase em Jornalismo) possui duração média de quatro anos. Faz parte da grade curricular do curso disciplinas como Língua Portuguesa, Interpretação e Produção de Textos, Filosofia, Informática, História Geral, Economia, Sociologia, Teoria da Comunicação, Fotojornalismo e Técnicas de Documentário.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Se você escolheu essa carreira, o Rio Vestibular selecionou as melhores Faculdades de Jornalismo no Rio de Janeiro, segundo o Enade, avaliação do Ministério da Educação (MEC):


UNESA – Universidade Estácio de Sá (Campus Petrópolis II)

Com sede no centro de Petrópolis, o Campus Petrópolis II destaca-se pela infraestrutura moderna, com 31 salas de aula climatizadas, dois auditórios, três laboratórios de informática, estúdios de TV e fotografia, Ilha de edição e biblioteca composta por 2.343 títulos e mais de 10 mil volumes.

O curso de Comunicação Social – Jornalismo funciona desde 2002, é ministrado na modalidade presencial com duração quatro anos. São ofertadas 40 vagas por semestre.

Desempenho no Enade: nota 5 (nota máxima)

Site: www.estacio.br/campus/petropolis


UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

O curso bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo tem duração de quatro anos e é ministrado no Campus da Praia Vermelha. Nos três primeiros semestres são abordadas disciplinas comuns a todas as habilitações e, a partir do segundo ano, o aluno escolherá qual habilitação deseja especializar-se.

A principal forma de ingresso aos cursos de graduação da UFRJ é através do sistema Enem/SiSU.

Desempenho no Enade: nota 4

Site: www.ufrj.br


PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

O curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo tem duração de oito semestres (quatro anos).

Merece destaque a estrutura que conta com recursos modernos como estúdio de TV, ilhas de edição digital para TV e Cinema, estúdio de som digital, salas de redação e de produção gráfica informatizadas, salas de projeção multimídia e centro de convergência multimídia. O aluno tem a oportunidade de fazer estágio remunerado na própria Universidade.

Desempenho no Enade: nota 4

Site: www.puc-rio.br


UGF – Universidade Gama Filho (Campus Piedade e Barra da Tijuca)

O curso de Jornalismo é oferecido nas unidades de Piedade e Barra da Tijuca (Downtown). Tem duração de três anos e meio (7 períodos), além de 240 horas de Atividades Complementares.

Possui estrutura física com Laboratórios, Estúdios, Ilhas, Videoteca, Rádio, Redação, Fotografia, Produção Executiva e Cinema.

Desempenho no Enade: nota 4

Site: www.ugf.br

UVA – Universidade Veiga de Almeida (Campus Tijuca)

A UVA oferece o curso bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo com duração de 8 semestres (quatro anos) no Campus Tijuca. Se o aluno desejar, pode cursar mais 2 semestres e obter uma segunda habilitação em Publicidade e Propaganda.

Possui ensino integrado com forte base teórica e direcionado à prática desde o primeiro semestre, por meio dos laboratórios da Casa de Comunicação na produção de programas de TV e Webtv, além de conteúdo para mídias impressa e digital nas Oficinas de Jornalismo e Propaganda.

Desempenho no Enade: nota 4

Site: www.uva.br

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Implantada em 1986 na Faculdade de Comunicação Social, a Habilitação em Jornalismo é uma das mais procuradas no vestibular. Possui duração de 8 semestres .

A grade curricular do curso foi reformada em 2003, sendo composta por 154 créditos (2.625 horas/aula) e realização de 240 horas de atividades complementares coo participação em eventos, vídeos, cursos, intercâmbios, produção e peças de comunicação em geral.

O aluno também participa de projetos experimentais, de extensão e de pesquisa para vivenciar a realidade profissional.

Desempenho no Enade: nota 3

Site: www.uerj.br


UFF – Universidade Federal Fluminense

O curso bacharelado de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo tem duração de quatro anos.

A Universidade conta com laboratórios de vídeo, de informática, de fotografia e de cinema, além de facultar o acesso a outras instituições de comunicação por meio de convênios. Para concluir o curso, é obrigatória a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Desempenho no Enade: nota 3

Site: www.uff.br



Acompanhe o Rio Vestibular e fique por dentro dos cursos e melhores faculdades do Rio de Janeiro.

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas