dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Conheça as opções de bolsas de estudos pra quem mora no RJ

Há mais de 20 faculdades particulares reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) no Rio de Janeiro. É possível conseguir bolsas de estudos para cursos de graduação em praticamente todas elas. Muitas aderiram a programas do Governo Federal e Estadual, outras criaram políticas próprias de benefícios.

Existe também uma iniciativa de entidade sem fins lucrativos para facilitar o acesso de estudantes carentes ao ensino superior.

Conheça os programas disponíveis para quem precisa de bolsa para estudar no Rio de Janeiro e saiba quais são os requisitos para participar!

Bolsas de estudo no Rio de Janeiro

É possível conseguir descontos de 15% a 100% nas mensalidades de universidades particulares do Rio de Janeiro. Veja os principais caminhos para pagar menos pelo curso superior:

  • Inscrever-se em Programas de concessão de bolsas
  • Pesquisar oportunidades de descontos nas mensalidades
  • Consultar a política de benefícios das universidades

Programas de concessão de bolsas de estudo no RJ

Há muitas oportunidades de obter bolsas de estudos no Rio de Janeiro por meio de programas do Governo Federal, Estadual e de entidades sem fins lucrativos. O público-alvo dessas ações são estudantes de baixa renda. Veja quais são e como participar:

ProUni – Verifique se a faculdade de sua escolha é parceira do Programa Universidade para Todos (ProUni). Você pode descobrir isso no site da faculdade. O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal que atende estudantes de baixa renda de todo o País e se tornou um dos principais meios de acesso ao ensino superior em faculdades privadas. O ProUni distribui bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em cursos de todas as áreas do conhecimento.

Fique atento aos requisitos para se inscrever: é preciso ter participado do Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota acima de zero na redação. Os candidatos também precisam cumprir requisitos de renda familiar e formação escolar.

O estado do Rio de Janeiro está entre os que têm mais vagas disponíveis no ProUni. Só em 2016, por exemplo, foram concedidas cerca de 26 mil bolsas entre as universidades fluminenses. O número de faculdades que participam do Programa pode mudar a cada edição. O processo seletivo acontece duas vezes por ano, normalmente em janeiro e junho. Consulte o regulamento no site oficial do ProUni.

Prossiga – A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) criou o programa Prossiga em 2013 para facilitar o acesso de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estadual a cursos de universidades privadas. A lista de faculdades parceiras conta com instituições de destaque, como a Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A cada ano é preciso consultar a lista de instituições participantes, que pode sofrer alterações.

As bolsas concedidas por meio do Prossiga são integrais. Para concorrer os candidatos devem se inscrever nos vestibulares das instituições conveniadas através do link disponível na página da SEEDUC. Para mais informações, consulte o site do programa.

Educafro Rio – A Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes) é uma associação sem fins lucrativos que tem a missão de promover a inclusão da população negra de baixa renda nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos de até 100%. A entidade conta com uma unidade no Rio de Janeiro.

Para concorrer ao benefício é preciso se cadastrar no site da Educafro e participar da reunião de acolhida, que acontece na própria instituição. Lá o candidato recebe uma carta de encaminhamento para inscrição no vestibular da faculdade parceira de seu interesse. Se for aprovado no processo seletivo, o aluno terá acesso a uma bolsa de estudo.

Oportunidades de descontos

Se você não se enquadra nos requisitos dos programas de concessão de bolsas, não desista. Muitas universidades não conseguem preencher as vagas disponíveis e por isso oferecem descontos nas mensalidades com o objetivo de atrair novos alunos.

Há sites especializados em buscar estas oportunidades entre as faculdades privadas de todo o Brasil. Há dezenas de instituições no Rio de Janeiro entre os parceiros deste serviço. Conheça quais são e como funcionam:

Quero Bolsa – O site oferece descontos nas mensalidades de faculdades privadas de todo o País. Há mais de 90 instituições parceiras do Quero Bolsa que oferecem descontos de até 75% em cursos de graduação no Rio de Janeiro. O único requisito para se inscrever no Quero Bolsa é ter concluído o ensino médio. No entanto, as faculdades podem exigir outras documentações. Vale lembrar que o Quero Bolsa não é um processo seletivo – para poder entrar no curso desejado é preciso passar pelo processo seletivo determinado por aquela faculdade. Consulte no site a oferta de bolsas para cursos presenciais e a distância disponíveis no Rio de Janeiro, em todas as área do conhecimento.

Educa Mais Brasil – O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional que promove o acesso de alunos a instituições particulares de todo o País em diferentes níveis de ensino: graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, cursos livres e até de idiomas. É possível obter bolsas de até 70%. Para conhecer as oportunidades no Rio de Janeiro basta acessar o site do Programa, escolher a instituição de ensino e o curso. Depois de efetuar o pagamento correspondente à primeira mensalidade, o aluno garante bolsa até a conclusão dos estudos.

Programas próprios das faculdades

Muitas faculdades privadas oferecem programas de desconto nas mensalidades, sejam financiados com recursos próprios ou de entidades parceiras. Um exemplo comum entre as instituições do Rio de Janeiro são os benefícios concedidos a candidatos que atingem bom desempenho no processo seletivo. Os descontos podem chegar a 100%.

Há também entidades que concedem descontos para estudantes que vêm de outras universidades, para os que estão cursando uma segunda graduação ou que comprovem baixa renda. Consulte as opções no site da instituição de seu interesse.

Faculdades privadas do Rio de Janeiro

São muitas as faculdades privadas do Rio de Janeiro onde você pode obter uma bolsa de estudos em cursos de graduação presencial ou a distância. Ao escolher a sua, procure verificar se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), pois só assim o seu diploma terá validade no mercado de trabalho.

Comece sua busca pelas instituições a seguir. Além de reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, elas oferecem uma boa variedade de bolsas de estudos, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia:

Veja também:

Melhores faculdades privadas do Rio de Janeiro

Vai tentar uma bolsa no Rio de Janeiro? Em qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: